Camarilla: Status

Ir em baixo

Camarilla: Status

Mensagem  Ethan Smith em Dom Mar 18, 2012 2:35 pm

STATUS DE CARGOS
Dentro da Camarilla, para se receber um Cargo, voce tem que merecê-lo, aos olhos principalmente do Hárpia, da Primigênie e do Príncipe.

Então aqui estarão os Status Necessários de serem ganhos (Na ordem correta para que um certo membro receba o "convite" ao Cargo):

Justicar: Irrepreensível ; Justo ; Temido ; Respeitado ; Idolatrado ; Glorificado

Príncipe: Renomado ; Exaltado ; Famoso ; Reverenciado ; Irrepreensível

Senescal: Bem Quisto ; Estimado ; Justo

Primógeno: Influente ; Reverenciado

Zelador do Elísio: Honrado ; Confiável ; Sensato

Hárpia: Irrepreensível ; Influente ; Sensato

Xerife: Temido ; Exaltado ; Glorificado

Algoz: Temido ; Renomado

Delegado: Influente ; Temido

Auxiliar: Influente

Secretário: Confiável

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
STATUS DE IDADE
Dentro da Camarilla, existem cinco "níveis" de idade do cainita e estes correspondem ao grau de "maturidade" dele. Este Status afeta TODOS os cainitas que respeitam a Camarilla como sua Seita de escolha, e só pode ser "aumentado" diante de uma reunião da Primigênie Local com um Líder de Hárpias. ELES decidirão quando discutirão a respeito de determinado Cainita, e caso este venha "solicitar" que discutam o assunto, na melhor das hipóteses o julgamento deste será adiado por "Imaturidade" e "Desrespeito à Jurisprudência Primógena"...

Entretando um líder de Hárpias pode a qualquer momento, durante uma reunião de Elysium ou Conclave, REMOVER o Status, caso encontre evidências que façam o Cainita merecer perder sua última "promoção"... por mais algumas décadas.
Durante as Ocasionais Perdas de Status, só se pode perder o último Status recebido por Trimestre (a cada 3 encontros), de modo que você caia "só" um degrau na Hierarquia da Idade.

Para a Ascenção de Status de Idade, basta esperar e ter a sorte de a Primigênie estar cuidando dos Seus. Só se pode Subir o Nível se eles considerarem e comprovarem que sua idade já é o patamar para o próximo nível, então raramente sobe-se mais que um nível durante toda a cronologia de um Jogo.

É claro que o Status removido pelos Hárpias pode ser devolvidos também por eles aos seus "antigos donos", mas apenas 3 meses após ter sido retirado. (tempo este para o Hárpia avaliar se seu ato calunioso foi apenas uma falha esporádica de comportamento)

Pois é... Ninguém falou que a Camarilla era a "Boazinha" da história. Sem dúvida é a mais segura, mas tem que aceitar suas teias conspiracionais.

Descrição dos Níveis de Idade e Seu Status Adquirido:

1 - Cria: Cainita ainda preso à Jus Noctis de seu mestre, a "Progênie Pueri". É apenas "Reconhecido" após apresentação formal, junto de seu mestre, ao Príncipe Local. São Cainitas com menos de 20 "Anos Noturnos".
Status Recebido: "Reconhecido".
ATENÇÃO: Sem este Status o Cainita está automaticamente subjulgado à sangrenta Lextalionis!

2 - Criança: Livre do controle total de seu progenitor, agora o cainita está responsável por seus próprios atos. Ainda que o vínculo mestre-progênie possa existir, dentro da Camarilla o indivíduo, além de "Reconhecido", torna-se também "Responsável". A Média de Idade Noturna de uma criança vai de 20 aos 50, Salvo excessões promissoras - ou catastróficas.
Status Recebidos: "Reconhecido" ; "Responsável".

3 - Neófito: Passadas as décadas de aprendizado e sobrevivência na adaptação à Noite Eterna, o Cainita ganha o reconhecimento pela Seita como sendo um vampiro adulto e "Apto". Neste degrau, o indivíduo ganha o direito de participar dos cargos menores da Camarilla, como Auxiliares, Delegados e Secretários, mas obviamente, apenas com o consentimento e comprovação dos superiores, como sempre (É este o próximo tópico de Status, na verdade...). Um neófito que ande nos trilhos e não tropeçe às Tradições, permaneçe como tal até, em média, 120 Anos Noturnos.
Status Recebidos: "Reconhecido" ; "Responsável" ; "Apto".

4 - Ancillae: O Prestígio que é dado aos Membros Ancillae é prudente em relação à dificuldade de se chegar a tal ponto - tanto em sobreviver por séculos quanto em não vacilar nos degraus inferiores do Poder. Diante de todos os outros Membros, um Ancillae é extremamente "Respeitado", e aos olhos da Seita, um Membro apropriado para ocupar os cargos de grande responsabilidade para uma cidade. Tal fator, entretanto, sempre varia de Cainita para Cainita. Ancillaes muito isolados podem ser simplesmente Ancillaes, enquanto que um Ancillae influente e sábio pode se tornar um Príncipe, Primógeno, Hárpia, Zelador, Xerife, Etc. Cainitas podem demorar muito para se tornarem Ancillaes, e uma infinidade para subir ao degrau de Ancião. Um Neófito de prudência pode se tornar Ancillae aos 120 Anos Noturnos, enquanto que um Anarquista JAMAIS chegaria aqui, mesmo tendo seus 500 Anos...
Status Recebidos: "Reconhecido" ; "Responsável" ; "Apto" ; "Respeitado".

5 - Ancião: Ícones do Poder Supremo e Sabedoria de Eras, os Anciões detém suas influências sobre os outros jovens Cainitas que o acompanham. Apesar de este "degrau do poder" não ser algo exclusivo da Camarilla - dez segundos em uma batalha são suficientes pra um fedelho perceber que se meteu num BOGA problema -, o prestígio de "Grandioso" é dado a eles apenas pelos membros da Seita.
Poucos Anciôes se preocupam em ocupar cargos inferiores a Principes e Primógenos, aliás muitos deles rumam ao poderoso cargo de Arconte.
A idade não é mais, exatamante, um termo decisivo ao nível, mas também é muito raro encontrar um Ancião mais novo que a descoberta das Américas, ou que não esteve presente no Período da Revolta Anarquista, da Inquisição e da Renascença.
Status Recebidos: "Reconhecido"; "Responsável"; "Apto" ; "Respeitado" ; "Grandioso"

Observação: Tais níveis de Status relacionados à Idade, não tem necessária ligação com a Geração do Vampiro! Apesar do poder do sangue mais concentrado ajudar, é a idade e os atos na Seita os fatores principais para subir estes degraus.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
STATUS DE FAVORES
Na Camarilla, há muitas trocas de favores, e um cainita sábio está quase sempre disposto a fazer favores, enquanto jovens tolos estão dispostos a adquirir inúmeras dividas. É de se pensar, então, "Pra que pagar o cara? Vô da calote, e se ele enche o saco, eu apago ele, bem mais fácil!!". Não é bem assim.

Há Séculos, anciões e poderosos da seita vêm acumulando débitos de outros, e imaginem se não tivesse punição para os assassinos de credores! Teriamos muitos ancioes revoltados e jovens cheios de motivos pra (tentar) matá-los! Então toda essa burocracia é tratada com enorme seriedade na Camarilla.

Caso um credor consiga provar sua situação (exigindo que o outro o peça o favor em voz alta, para que, pelo menos, um hárpia ouça), ele recebe o Status de Credor, enquanto o outro, de Devedor.

Este Status é mantido até que, novamente em meios públicos, a troca de favor seja formalizada e encerrada. É óbvio que credores espertos não pedem o reembolso tão rápido, e estão tranquilos sabendo que seu devedor simplesmente não pode fazer nada contra isso, a nao ser suplicar, de vez em quando.

Um devedor que não cumpra um pedido (não auto-destrutivo) é muito mal visto na seita e cada vez que recusar o pagamento, receberá mais um Status Devedor. Alguém muito devedor não terá a confiança de futuros credores, e até seus amigos evitarão fazer algo por você. Quando a troca for finalizada, o devedor e o credor perdem esse Status, mas o credor continua Bem Quisto. Mais detalhes no Guia da Camarilla.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
STATUS INDIVIDUAIS

Status ganhos por puro roleplay, podem ser quaisquer dos citados, ou ainda outros titulos que sejam apropriados.

O limite destes status estão relacionados a vários fatores, alguns deles ainda em elaboração pelos narradores (sim, ainda tem muitas regrinhas ocultas hahaha)


Créditos ao Danilo. Very Happy
avatar
Ethan Smith

Mensagens : 41
Data de inscrição : 10/06/2011
Localização : Distrito Central de Altopianna

Ver perfil do usuário http://mind.power-rpg.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Camarilla: Status

Mensagem  Eris Salazar em Qua Mar 28, 2012 12:49 pm

Mais umas coisas importantes sobre os Stati

FAQs

P. Meu Personagem sabe em ON os Stati que tem? E o dos outros?

R. O próprio ele sabe. Para saber os Stati dos outros membros, deve ter Cultura Camarila 2 e/ou Política 1 e/ou Etiqueta 1 ! Caso contrário, seu personagem francamente NÃO SE IMPORTA !!!

P. Quem dá os Stati?

-- Basicamente o Príncipe pode dar ou tirar qualquer Status permanentemente de qualquer membro ao custo de seus Stati de cargo temporários, mas existem outros cargos que se dedicam mais a aspectos especificos (qualquer personagem com um mínimo de bom senso sabe que deveria se dirigir aos casos abaixo ANTES de ir azucrinar o Príncipe)
A única exceção é quando o Status a ser dado/retirado é o Status "RECONHECIDO", pois ao dar este a um membro, o Principe reconhece este como um Membro da Seita.
Enquanto que ao Retirar este Status de um Membro, o Príncipe está, efetivamente, declarando Caçada de Sangue sobre o Membro em questão (pois este não é mais reconhecido como um Membro da Seita)

-- Stati de Idade: são dados pelo CONSELHO DE PRIMIGÊNIE, de acordo com evidências de o membro já ter tido esse status recentemente em sua ultima região (via carta, fama ou provas mais diretas), OU de acordo com ações e atitudes mais maduras que o membro faça, se mostrando superior ao status que o membro tem.
SISTEMA : O Status do CONSELHO (Soma dos status dos Primógenos) é o máximo de pontos que eles podem dar em uma mesma reunião. (2 Stati de cada primógeno) Eles deveriam dar os pontos pra membros que se mostrem mais aptos a usar decentemente estes status. Stati de Idade: Responsável, Apto, Respeitado, Grandioso

-- Stati de Cargos: depende!

- Senescal, Xerife, Algoz e Zelador/Guardião de Elísio são indicados pelo Príncipe;
- Delegado é dado pelo Xerife;
- Líder das Hárpias é dado pelo Conselho de Primigênie (ou Príncipe, na inexistência de um Conselho);
- Secretário é dado por cada Primógeno;
- Auxiliar é dado pelo Líder das Hárpias.

SISTEMA : Quem der os Status, perde o mesmo tanto em pontos Temporários, para garantir o “permanente” do merecedor. Os pontos temporários são recuperados conforme o premiado cumpra suas funções corretamente, “validando” o seu mérito a todos ao redor dele, e do nomeador. A avaliação de tanto é feito pelos Harpias ou pelo Príncipe (de acordo com quem não estiver relacionado com a nomeação)

(ATENÇÃO, STATI DE CARGO PODEM SER DADOS TUDO JUNTO [ao nomear o membro com o cargo], OU SEPARADAMENTE!! NESTE CASO, AO ACUMULAR TODOS OS STATI REFERENTE A UM CARGO X, O MEMBRO EFETIVAMENTE RECEBE O CARGO REFERENTE.

-- Stati Individuais: são dados pelo Príncipe e pelo Líder de Hárpias (ou às vezes são simplesmente consentidos pela Camarilla em geral [Raro] ). De acordo com os grandes atos de um determinado ilustre membro, o príncipe/hárpia pode usar um status temporário seu e conceder algum status ao merecedor. Esse status é recuperado na reunião seguinte, mas tais nomeações são um forte elo na política da Camarilla.

-- Stati de Favores: são dados pelo Harpia, diante de uma evidente troca de favores sendo requisitada/imposta entre Membros Camarilla. Quem deve ganha o Status de DEVEDOR, e o beneficiário ganha CREDOR Ele não precisa gastar status algum, mas sabe muito bem que um mal uso deste poder não resulta em ânimos agradáveis na vista do conselho e do príncipe. Tais Stati pesam bastante na hora de ver em quem se deveria confiar...

P. Quem tira os Stati?

- Novamente, o Principe, solicitado como ultimo recurso para membros sábios, pode retirar qualquer Status ao custo de um Status temporário.

- Stati de Favores são retirados pelo Harpia. Ele não precisa gastar status algum, mas não o faria sem ter evidencias de que todos os membros envolvidos na troca de favores estão de acordo com a resolução da mesma.

- Stati Individuais são retirados pelo Príncipe. Isso lhe custa dois status temporários. São MUITO Raramente retirados.

- Status de Cargos são retirados por QUEM os deu. Ninguém perde status por retirar cargos que ele mesmo deu para outros, mas normalmente faz-se apenas por motivos claros envolvendo mau uso ou erros feios do (Ex-)dono do Cargo em questão.

- Status de Idade são retirados por Primógenos (sós ou através do conselho). Apenas a remoção do último status, de RECONHECIDO, é exclusivamente função do Príncipe. Primógenos perdem um status temporário; o príncipe apenas na remoção do Reconhecido.

P. “Mas sou Ancilla”, porque estou só Reconhecido?

R. Muito provavelmente porque você é novo na região, e ainda não se justificou digno de tal mérito, e como ninguém te conhece, nem tem bolas de cristal para saber seu passado, é SUA função correr atrás pra se provar tanto para seu clã quanto para a Camarilla em si. NÃO CONFUNDA, UMA COISA É SUA IDADE, E A PONTUAÇÃO DE FICHA QUE VOCÊ CARREGA POR TAL ! OUTRA COISA COMPLETAMENTE DIFERENTE É COMO A CAMARILLA LOCAL TE RECONHECE !!!!

P. Como posso justificar meus Stati de idade "omitidos", então?

R. O meio mais simples é, você tendo um PRELÚDIO – que diga aos narradores uma Camarilla de outra região que você residia – e assim, você pode ir à reunião com uma carta do príncipe ou do conselho de primigênie da outra cidade, com a qual fica muito mais fácil a Camarilla local comprovar sua lealdade (lógico que há algum tipo de comunicação entre as representâncias além da carta, mas isso é função deles.)
Caso você não tenha o Prelúdio, ainda é possível através do antecedente “fama cainita” que você recupere o mesmo nível de status que sua fama assim que você – muito facilmente, provavelmente – confirme sua fama.
Caso você não tenha o Prelúdio nem a Fama, é gradativamente, através de seus atos muito bem calculados para o seu reconhecimento. Comporte-se, e prove sua utilidade.

P.Por que o status de idade de fulano subiu se alguém lhe deu apenas o cargo TAL ???

R.Porque, como descrito nas descrições dos status de idade, os stati APTO/RESPEITADO, referente ao reconhecimento do membro como Neófito/Ancilla, são os Stati de Idade que permitem a um membro alcançar cargos menores/maiores. Logo, se o Príncipe conferiu a um Membro "RECONHECIDO" os Stati de Cargo ou o Cargo em si, esse Membro recebe do CONSELHO de PRIMÓGENOS (Caso o conselho não tenha objeções à decisão do príncipe) os Stati de Idade faltantes (ao Cargo dado) automaticamente.

GALERA, ISSO TUDO É CENÁRIO, NÃO IMPOSIÇÃO!!! Ajam como quiserem, desde que seu personagem seja coerente com o estilo que você usou para cria-lo !! Inclusive essas "regras" de uso, é apenas o que a boa etiqueta Camarilla, pensada há séculos, agregou. Isso não muda o fato de que a Camarilla ainda é um cenário, quer use-se exatamente como o livro, quer sejam adaptados - em ON! Cenário! - pra aumentar a prática, o bom senso e a diversão.
A Whitewolf é muito boa, mas em basicamente tudo que ela escreve, ela deixa claro "à critério do Narrador" (eles querem dizer algo com isso não é mesmo?)

Os Stati são seus, e os narradores não costumam interferir. Só estamos passando o que vocês mesmos deveriam fazer ( se pretendem seguir a boa etiqueta da Camarilla).
avatar
Eris Salazar

Mensagens : 37
Data de inscrição : 10/06/2011
Idade : 98
Localização : Altopianna(SP_BR) - Barcelona(SPA)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum